ERA UMA VEZ O CINEMA


A Dama Fantasma (1944)

cover A Dama Fantasma

link to A Dama Fantasma on IMDb

País: USA, 87 minutos

Titulo Original: Phantom Lady

Diretor(s): Robert Siodmak

Gênero(s): Crime, Drama, Filme-Noir, Mistério

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.2/10 (4093 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

Sinopse: A Dama Fantasma (The Phanton Lady, EUA, 1944). Direção: Robert Siodmak. Rot. Adaptado: Bernard C. Schoenfeld, baseado no romance de Cornell Woolrich. Fotografia: Elwood Bredell. Música: Hans J. Salter. Montagem: Arthur Hilton. Dir. de arte: Robert Clatworthy & John B. Goodman. Cenografia: Russell A. Gausman & L.R. Smith. Figurinos: Kenneth Hopkins & Vera West. Com: Franchot Tone, Ella Raines, Alan Curtis, Aurora Miranda, Thomas Gomez, Fay Helm, Elisha Cook Jr, Fay Helm.

Ao passar a noite com uma mulher que prefere não se identificar, Jack Marlow (Tone), fica sem álibi para comprovar que não foi o culpado pelo assassinato da esposa. Tanto o taxista (Novello), quanto o atendente do bar (Tombes) ou ainda a corista (Miranda) e o baterista (Cook Jr.) do musical que fora assistir apenas recordam-se dele. Enquanto Marlow é preso, sua secretária Carol Richman, a quem ele prefere chamar Kansas (Raines) inicia uma investigação por sua conta, e contando posteriormente com a ajuda de um arrependido Inspetor Burguess (Gomez) e do próprio assassino, um dos melhores amigos de Jack, Scott Henderson (Curtis).

A investigação resulta no atropelamento e morte acidental do atendente e no assassinato do baterista. Tendo que partir para cuidar de outro caso, Burguess afasta-se. Kansas consegue descobrir onde a mulher misteriosa conseguira comprar um chapéu igual a da vedete do musical. Após conhecer a mulher que não se identificara, Ann (Helm), que não pode testemunhar porque se encontra em estado psíquico perturbado, Kansas é quase morta por Henderson. Esse filme, que é considerado como um dos melhores filmes noirs e um marco na carreira de Siodmak, é menos interessante que o bem menos conhecido Dúvida, realizado no mesmo ano.

Ainda assim não há como negar a força da atmosfera, excelentes interpretações e uma utilização sublime da iluminação. Sua seqüência mais marcante ocorre em um clube de jazz, onde o baterista, vivido pelo mestre em papéis coadjuvante Cook Jr., chega a delirar orgasticamente em sua bateria, motivado pelo desejo por Kansas. Toda a seqüência segue o ritmo da música, frenético e beirando a histeria.

 

Elenco: